ESPECTÁCULO CEM LAMENTOS:
De 8 a 11 e de 15 a 18 de Setembro às 22h00
Fábrica Social/Fundação José Rodrigues

RESERVAS:
+ 351 919063185 / + 351 912071530

BILHETES:
- Bilhete Normal - 7,00 Euros
- Bilhete c/Desconto - 5,00 Euros (portadores de cartão jovem, maiores de 65 anos e profissionais de teatro)

Os bilhetes podem ser comprados e levantados a partir das 21h00 nas noites em que há espectáculo.

As reservas têm de ser levantadas até meia hora antes do início do espectáculo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LEITURAS CEM LAMENTOS NA FNAC SANTA CATARINA

Na próxima Segunda-feira, dia 27 de Setembro, às 18h30, na FNAC de Santa Catarina, o colectivo Tenda de Saias irá fazer a leitura de alguns excertos do seu espectáculo "Cem Lamentos".

Para quem não teve oportunidade de ver a peça na Fábrica Social, não perca agora este vislumbre do texto de Marta Freitas.

Para quem viu, regresse, por uns instantes, ao universo da "Irmandade do Ciclo" e acredite mais uma vez!

Contamos com a vossa presença.

Saudações teatrais.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CEM LAMENTOS NO JORNALISMO PORTO NET


Teatro: "Cem Lamentos" é um convite ao julgamento até à absolvição
Por Amanda Ribeiro - aar@icicom.up.pt
Publicado: 08.09.2010 17:28 (GMT)
Marcadores: Cultura , Teatro

Peça estreia-se hoje, quarta-feira, na Fábrica Social. Na nova produção da Tenda de Saias somos intimados a aceitar a manipulação para alcançarmos a remissão dos pecados.
Magda quer ser famosa; Lisa espera ver a sua situação financeira solucionada; Já Bruna - como prefere ser tratada - anseia pela operação de mudança de sexo. Motivações que chegam para as três integrarem a Irmandade do Ciclo, aceitarem as sete regras e acatarem um estranho jogo, liderado pela poderosa mestre de cerimónias, que as levará à absolvição e à recompensa desejada.
Informações e programação paralela:
"Cem Lamentos" está em cena até 18 de Setembro, na Fábrica Social/Fundação José Rodrigues, com sessões de quarta-feira a sábado, sempre às 22h00. Os bilhetes custam entre cinco e sete euros. No mesmo espaço estão também expostas obras de Ana Pereira, Graça Martins e Mariana Bacelar, numa exposição alusiva ao espectáculo. Este fim-de-semana, de sábado para domingo, a autora Marta Freitas, a encenadora Ana Luena, a psicóloga Gabriela Moita e a artista plástica Mariana Bacelar juntam-se para conversar sobre a "manipulação na arte, nos media, no quotidiano, na vida". É à 00h30, no Plano B. Os interessados podem ainda inscrever-se no Laboratório de Iniciação à Escrita e Leitura para Cena, dirigido pela autora e pela encenadora, cujo término culmina numa apresentação pública dos textos na FNAC de Santa Catarina.
"Cem Lamentos", que se estreia hoje, quarta-feira, na Fábrica Social/Fundação José Rodrigues, transporta o espectador para uma espécie de reality show em que todos são julgados. "É uma espécie de Barca do Inferno", confessa, ao JPN, a encenadora Ana Luena. "É um julgamento espectacular, em que há um mestre de cerimónias, um ser divinal que sabe tudo, que joga com aquelas pessoas e as faz passar por provas."
No entanto, este "julgamento" também é concretizado pelas próprias personagens, que se avaliam e testam a si próprias. Ao serem expostas a situações limite, todas acabam por descobrir características suas que desconheciam - um pouco à imagem do formato televisivo que tão bem conhecemos.
"Nesses programas vemos as pessoas a serem postas à prova", compara Ana Luena. "Sujeitam-se, são humilhadas, estão a ser manipuladas e utilizadas." Por outro lado, há um outro lado, quase espiritual, em que aos participantes é pedido que "acreditem" para alcançarem a absolvição. "É preciso acreditar para se ser feliz e para se procurar um perdão. Há essa neblina."
O público também é chamado a participar neste julgamento. Pode escolher a sua concorrente favorita e talvez ajudar a decidir. E, numa peça de contrastes, claro que também aqui existe uma ironia, confessa Ana Luena. A audiência sente que "tem poder na vida daquelas pessoas", mas só porque Magda, Lisa e Bruna põem as suas vidas a descoberto, o que só acentua o lado voyeurista do texto de Marta Freitas, mas também da vida.
É assumida uma permanente dualidade entre o entretenimento e a brutalidade, entre a realidade e a ficção. "Fica a ideia da artificialidade. De que isto funciona sempre", afirma Ana Luena, sendo que o "isto" pode ser quase tudo.

http://jpn.icicom.up.pt/2010/09/08/teatro_cem_lamentos_e_um_convite_ao_julgamento_ate_a_absolvicao.html

ÚLTIMA SEMANA EM CENA

"Cem Lamentos" estreou no passado dia 8 de Setembro, na Fábrica Social/Fundação José Rodrigues. Mantém-se em cena até dia 18 de Setembro. Não percam a oportunidade de participar numa experiência única e delirante. Atreva-se e venha conhecer a "Irmandade do Ciclo"!

domingo, 5 de setembro de 2010

CEM LAMENTOS NA TIME OUT


CEM LAMENTOS no IPSILON

CONCORRENTE 3

M.C. Concorrente número três.
Cavalo 3 Bruna. Sexo, em transformação. Idade, vinte e nove anos. Actualmente encontra-se numa relação. Bruna no dia-a-dia, Bruno no Cartão de Cidadão. Esta é a batalha de alguém que luta para ser aceite não “como veio ao mundo”, mas sim “como se sente no mundo”. Bruna é natural do Porto, é escriturária e gosta de música clássica.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CONCORRENTE 2

M.C. Concorrente número dois.
Cavalo 2 Lisa. Sexo, feminino. Idade, trinta e quatro anos. Estado civil: é complicado. Natural de Vila Franca de Xira, reside actualmente em Barcelos. Apesar de ter terminado uma Licenciatura, um Mestrado e dois Doutoramentos, encontra-se, de momento, desempregada. Há dois meses foi-lhe diagnosticada uma depressão profunda, no entanto, Lisa permanece numa luta constante contra a tristeza da mente.

EXPOSIÇÃO CEM LAMENTOS

A Associação Cultural Tenda de Saias desafiou várias artistas plásticas do País a colaborar no projecto Cem Lamentos através da criação de obras inspiradas no espectáculo, ou da cedência de peças já existentes, mas que se coadunam com os universos abordados.

Responderam ao repto Ana Pereira, Graça Martins e Mariana Bacelar, às quais agradecemos, desde já, a forma generosa como se disponibilizaram para colaborar no projecto.

De 8 a 18 de Setembro de 2010
Quarta-feira a Sábado
21h00 (Apenas para o público do espectáculo)
Fábrica Social/Fundação Escultor José Rodrigues

ANA PEREIRA

Nota Biográfica


Nasci no dia 03 de Junho de 1974, no Songo, Moçambique.
Acredito que fotografo porque sempre procurei recriar a memória que não tinha da minha infância, através das imagens guardadas no saco verde de chita.
Procuro respostas através da fotografia.
Fotográfo para alimentar o fuel do coração, o estômago e os prazeres do consumo. Continuo a achar que é possível apagar as fronteiras entre o trabalho comercial e o artístico.
No meu site/sítio encontra-se um cv com datas, nomes e funções.
Obrigada.
Ana
www.anapereira.com
www.anapereira.wordpress.com


GRAÇA MARTINS

Nota Biográfica


Nasceu em Vila do Conde e reside no Porto.
Tem o Curso de Modelista Estilista da Escola Ars Utória de Milão e a Licenciatura em Design/Arte Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É Professora na Escola Artística Soares dos Reis, também no Porto
Realiza exposições individuais desde 1977, sendo as últimas: 2002 – 25 Anos de Pintura, Galeria Alvarez, Porto / 2004 – Sleeping Beauty, Galeria São Mamede, Lisboa / 2006 – Photoshop, Galeria Símbolo, Porto.
Participa em exposições colectivas igualmente desde 1977, sendo as últimas: 2002 – Art Cologne (Galeria Alvarez), Colónia, Alemanha / 2002 - VII Bienal de Artes Plásticas Cidade de Montijo – Prémio Vespeira / 2003 – Paixão – Colectiva de pintura, IX Simpósio da doença bipolar, patrocinado pela Tecnifar, e Galeria São Mamede, Lisboa / 2004 – Uma prenda para Eugénio com algumas tulipas, colectiva depintura e lançamento de obra gráfica, ASA editores, Casa do Infante, Porto.
Recebeu os seguintes prémios: 1990 – 1º Prémio de Desenho, Bicentenário da Invenção do Lápis, Árvore, Porto, com patrocínio da VIARCO / 2002 – 2 Menções Honrosas a Pintura, VII Bienal de Artes Plásticas Cidade de Montijo, Prémio Vespeira.
Está representada na Colecção do Museu Nacional de Arte Moderna da Fundação de Serralves, Porto.
www.pintora-gracamartins.com
graca-martins@kanguru.pt


MARIANA BACELAR

Nota Biográfica


Nasceu no Porto em 1978. Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Terminou recentemente o Programa de Estudos Independentes do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Estudou cenografia com J.C.Serroni em S.Paulo, Brasil. Desenvolve o seu trabalho artístico em Escultura, Instalação, Performance e Vídeo desde 2003. Vive actualmente no Porto, tendo já trabalhado em Espanha, Brasil, China e Macau, onde participou em residências artísticas, exposições e outras actividades individuais e colectivas. Trabalhou com o grupo Identidades em Moçambique e Cabo Verde. Colabora desde 2001 com o OSU – Okupa/Sensibiliza/Utiliza – um colectivo que problematiza o abandono do espaço público e privado em Portugal.
Tem trabalhado em Serviço educativo em Portugal, Macau e Barcelona.
marybacelar@gmail.com
www.marianabacelar.org

Venham descobrir as obras propostas por estas artistas no âmbito do projecto Cem Lamentos!

IRMANDADE DO CICLO

O espectáculo Cem Lamentos oferece, todas as noites, uma prenda-surpresa a uma pessoa do público. Venham, pois, conhecer a Irmandade do Ciclo e levem para casa uma recordação de uma noite inesquecível!

CEM LAMENTOS - ACTIVIDADES PARALELAS





No âmbito do projecto Cem Lamentos, foram pensadas várias actividades paralelas, que pretendem, entre outros aspectos, interagir com outras formas de arte, criar uma maior proximidade entre equipa artística e público, fomentar a formação na área do teatro.

EXPOSIÇÃO CEM LAMENTOS

 Exposição de obras de Ana Pereira, Graça Martins e Mariana Bacelar.
 Inauguração no dia 8 de Setembro às 21h30 / Para o público do espectáculo
 Fábrica Social/Fundação José Rodrigues (Porto)


CONVERSAS SEM LAMENTOS

 Conversa sob o signo da manipulação, com a participação da dramaturga Marta Freitas, da encenadora Ana Luena, da artista plástica convidada Mariana Bacelar e da psicóloga Gabriela Moita.
 Dia 11 de Setembro a seguir ao espectáculo (cerca das 00h30 na madrugada de Sábado para Domingo)
 Plano B (Porto)

 Conversa com a equipa artística do projecto, a qual estará disponível para responder às questões do público sobre o espectáculo.
 Dia 17 de Setembro imediatamente a seguir ao espectáculo
 Fábrica Social/Fundação José Rodrigues (Porto)


LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À ESCRITA E LEITURA PARA CENA

Por muito que tentemos, as bombas não deixam de cair sobre nós... Passam mesmo à frente dos nossos olhos e obrigam-nos a seguir a trajectória até ao local de explosão. Depois ficamos mais um bocadinho...só para assistir ao sofrimento e ver se morreu alguém. E como passámos a conhecer os mortos, ficamos para o funeral. E a seguir (para que o vazio não chegue, faminto) esperamos, de olhos abertos, a próxima bomba a cair...

Escrever e reescrever sobre este estado da condição humana, a partir de cenas da peça "Cem Lamentos".
(Marta Freitas)

 Com a participação da dramaturga Marta Freitas, da encenadora Ana Luena e do elenco do espectáculo.
 Dias 18 e 19 de Setembro
 10h00-13h00 / 15h00-18h00
 Fábrica Social/Fundação José Rodrigues (Porto)

+

 Leitura encenada dos textos produzidos no âmbito do laboratório
 Dia 27 de Setembro
 18h30
 FNAC Santa Catarina

CEM LAMENTOS - ESTREIA DIA 8 DE SETEMBRO



Fotografia: Paulo Pimenta
Design Gráfico: João César Nunes

CONCORRENTE 1

Dando continuidade à publicação de alguns excertos da peça Cem Lamentos, apresentaremos, hoje e nos próximos dias, as três concorrentes do espectáculo:

M.C. Concorrente número um.
Cavalo 1 Magda. Sexo, feminino. Idade, trinta e dois anos. Casada. Vive em Vila Nova de Gaia com dois filhos e o marido. Profissionalmente é uma mulher activa, trabalhando numa repartição da Segurança Social, no atendimento ao público. Descreve-se como uma mulher ambiciosa, generosa e capaz de tudo para proteger a família.
M.C. Olá Magda. Seja bem-vinda.