ESPECTÁCULO CEM LAMENTOS:
De 8 a 11 e de 15 a 18 de Setembro às 22h00
Fábrica Social/Fundação José Rodrigues

RESERVAS:
+ 351 919063185 / + 351 912071530

BILHETES:
- Bilhete Normal - 7,00 Euros
- Bilhete c/Desconto - 5,00 Euros (portadores de cartão jovem, maiores de 65 anos e profissionais de teatro)

Os bilhetes podem ser comprados e levantados a partir das 21h00 nas noites em que há espectáculo.

As reservas têm de ser levantadas até meia hora antes do início do espectáculo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CEM LAMENTOS NO JORNALISMO PORTO NET


Teatro: "Cem Lamentos" é um convite ao julgamento até à absolvição
Por Amanda Ribeiro - aar@icicom.up.pt
Publicado: 08.09.2010 17:28 (GMT)
Marcadores: Cultura , Teatro

Peça estreia-se hoje, quarta-feira, na Fábrica Social. Na nova produção da Tenda de Saias somos intimados a aceitar a manipulação para alcançarmos a remissão dos pecados.
Magda quer ser famosa; Lisa espera ver a sua situação financeira solucionada; Já Bruna - como prefere ser tratada - anseia pela operação de mudança de sexo. Motivações que chegam para as três integrarem a Irmandade do Ciclo, aceitarem as sete regras e acatarem um estranho jogo, liderado pela poderosa mestre de cerimónias, que as levará à absolvição e à recompensa desejada.
Informações e programação paralela:
"Cem Lamentos" está em cena até 18 de Setembro, na Fábrica Social/Fundação José Rodrigues, com sessões de quarta-feira a sábado, sempre às 22h00. Os bilhetes custam entre cinco e sete euros. No mesmo espaço estão também expostas obras de Ana Pereira, Graça Martins e Mariana Bacelar, numa exposição alusiva ao espectáculo. Este fim-de-semana, de sábado para domingo, a autora Marta Freitas, a encenadora Ana Luena, a psicóloga Gabriela Moita e a artista plástica Mariana Bacelar juntam-se para conversar sobre a "manipulação na arte, nos media, no quotidiano, na vida". É à 00h30, no Plano B. Os interessados podem ainda inscrever-se no Laboratório de Iniciação à Escrita e Leitura para Cena, dirigido pela autora e pela encenadora, cujo término culmina numa apresentação pública dos textos na FNAC de Santa Catarina.
"Cem Lamentos", que se estreia hoje, quarta-feira, na Fábrica Social/Fundação José Rodrigues, transporta o espectador para uma espécie de reality show em que todos são julgados. "É uma espécie de Barca do Inferno", confessa, ao JPN, a encenadora Ana Luena. "É um julgamento espectacular, em que há um mestre de cerimónias, um ser divinal que sabe tudo, que joga com aquelas pessoas e as faz passar por provas."
No entanto, este "julgamento" também é concretizado pelas próprias personagens, que se avaliam e testam a si próprias. Ao serem expostas a situações limite, todas acabam por descobrir características suas que desconheciam - um pouco à imagem do formato televisivo que tão bem conhecemos.
"Nesses programas vemos as pessoas a serem postas à prova", compara Ana Luena. "Sujeitam-se, são humilhadas, estão a ser manipuladas e utilizadas." Por outro lado, há um outro lado, quase espiritual, em que aos participantes é pedido que "acreditem" para alcançarem a absolvição. "É preciso acreditar para se ser feliz e para se procurar um perdão. Há essa neblina."
O público também é chamado a participar neste julgamento. Pode escolher a sua concorrente favorita e talvez ajudar a decidir. E, numa peça de contrastes, claro que também aqui existe uma ironia, confessa Ana Luena. A audiência sente que "tem poder na vida daquelas pessoas", mas só porque Magda, Lisa e Bruna põem as suas vidas a descoberto, o que só acentua o lado voyeurista do texto de Marta Freitas, mas também da vida.
É assumida uma permanente dualidade entre o entretenimento e a brutalidade, entre a realidade e a ficção. "Fica a ideia da artificialidade. De que isto funciona sempre", afirma Ana Luena, sendo que o "isto" pode ser quase tudo.

http://jpn.icicom.up.pt/2010/09/08/teatro_cem_lamentos_e_um_convite_ao_julgamento_ate_a_absolvicao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário